sexta-feira, 13 de abril de 2012

Qual a probabilidade de vida em outros planetas?



Qual a probabilidade de vida em outros planetas?




Para haver vida como conhecemos em outros planetas, tudo que ele precisa é ser o suficientemente quente para conter água liquida, mas não tão quente que a totalidade de água existente se converta em vapor. Esse caso pode ser visto no planeta Vênus. É necessário também que o planeta contenha determinados elementos, como: carbono e nitrogênio, que são componentes importantes à vida celular. Além disso, o ambiente deve ser tranqüilo, estável, para que a vida possa desenvolver-se. Contudo, em alguns sistemas solares, esses planetas devem ser frequentemente atingidos por meteoritos gigantes, provocando assim ebulição e evaporação da água, que a vida não tem possibilidade de se formar ali. A Terra possui condições muito especiais para a formação e desenvolvimento da vida, sabemos que, em nosso sistema solar, Marte possuí, há muito tempo, água em forma de gelo em sua superfície. Isso dá margem à existência de certas formas de vida primitiva semelhantes as bactérias.

Há cientistas que debatem se um meteorito proveniente de Marte, ALH84001, apresenta sinais que o planeta vermelho abrigava em tempos remotos. Um dos satélites naturais de Júpiter, Europa, pode abrigar formas de vida primitivas devido suas águas profundas abaixo da superfície de planeta.

Há também, grande possibilidade de que planetas, fora do sistema solar, possuam condições necessárias à vida. Por exemplo, nossa galáxia, Via Lactea, possui duzentos bilhões de estrelas. Observações recentes com potentes telescópios, fazem acreditar que muitas estrelas observáveis no céu a noite, possuem planetas que giram em torno delas.

Há equação Drake tenta calcular quantas estrelas possuem planetas girando em torno delas, que forneçam condições para a manutenção e geração da vida. Os resultados indicam que a existência de outras vidas é muito provável na nossa galáxia ou em algumas entre bilhões de galáxias no Universo. Os cientistas trabalham dedicadamente para identificar os planetas semelhantes a Terra orbitando em outros estrelas. Os cientistas também procuram entender as condições sob as quais a vida se formou e desenvolveu primitivamente na Terra.

Nenhum comentário: